A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) está implantada no município de Eunápolis-Ba desde 1997, funcionando em todas as Unidades de Saúde e engloba atividades continuadas / permanentes e rotineiras de observação, coleta, análise de dados e informação de uma clientela específica. O monitoramento da situação alimentar está contemplado na terceira diretriz da política Nacional de Alimentação e Nutrição e é uma ação recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) e UNICEF, por meio da ação de Vigilância Alimentar e Nutricional SISVAN, com o objetivo de: (…) monitorar as condições dos grupos desfavorecidos da população de risco e proporcionar um método de avaliação rápida e permanente de todos os fatores que influenciam os padrões de consumo alimentar e o estado nutricional visando à melhoria das condições de saúde e nutrição da população brasileira.
No ano de 2011 quando analisado os relatórios do programa Saúde da Criança verificou-se que os indicadores demonstravam fragilidade da atenção ao menor, sinalizando assim um percurso a ser alcançado, através da articulação entre os diversos níveis de atenção em saúde, a começar pelo planejamento de ações voltadas para a necessidade de cada território e da organização do processo de trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde da família. Surgiu então a proposta de realizar o evento que foi denominado pela Atenção Básica desse município de SEMANA DO PESO.
Foi bastante desafiador propor um evento desse porte sem ter a certeza da adesão dos profissionais de saúde e se teria êxito com a população. O que foi surpreendente, pois após as reuniões realizadas houve comprometimento de todos os profissionais – em especial os enfermeiros – que colaboraram para o sucesso do evento que passou a integrar a agenda de eventos do município. E após a introdução da primeira Semana do Peso a adesão das famílias no acompanhamento das crianças e o entendimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família foi surpreendente, o que estimulou o aprimoramento do programa fazendo com que também fosse integrada a ele as Secretarias de Educação e Assistência Social. Percebe-se que um projeto que não requer grandes investimentos financeiros pode impactar positivamente diversos setores comunidade, saúde, educação, assistência social.Sabendo da importância de atividades intersetorias e com objetivo de aprimorar o projeto, ocorreu no ano de 2013 o convite às secretarias de Educação e Assistência Social para integrarem ao evento. Após a articulação com as Secretarias o projeto que agora é denominado como EUNAFITA acontece duas vezes ao ano com parceria das três Secretarias.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO